sexta-feira, 11 de maio de 2012

O ENCONTRO DE LUIZ GONZAGA COM LAMPIÃO E O CAPÊTA

O ENCONTRO DE LUIZ GONZAGA COM LAMPIÃO E O CAPÊTA
Geonaldes E. de S. Gomes (Pepeta)
I
No ano de 89
Quando Gonzagão morreu
Subindo à mansão celeste
Um encontro aconteceu
Pois não é que Lampião
Quis armar uma confusão
E eis que o Senhor desceu

II
Indo Gonzaga ao céu
Passou na porta do inferno
Quando avistou um vulto
Era um jagunço de terno
Disse: pêra Gonzagão
Você não me diga não
Sou Lampião, o eterno

III
Gonzaga lhe respondeu
Você está enganado
Padim Ciço e o Senhor
São meus dois advogados
Não gosto de confusão
Se agarre aí com o cão
Que sou puro sem pecado

IV
Lampião cismou e disse
Me escute sanfoneiro
Você vai tocar pra mim
E para o inferno inteiro
O cão vai tocar zabumba
Hoje o inferno afunda
Toco triângulo e pandeiro

V
A pesar de minha ruindade
Na terra fiz uma promessa
A data já se cumpriu
Está escrito na testa
Que o senhor ia subir
Que passava por aqui
E que aqui tinha festa

VI
O dia é dois de agosto
Oitenta e nove o ano
Você já está morto
Por aqui já vai passando
Então trate de tocar
Pra eu e Maria dançar
Vá meu sonho realizando

VII
Gonzaga titubeou
Ficou um pouco assustado
Clamou por Nosso Senhor
Com Padim Ciço do lado
Perguntou o que eu faço
Com o diabo desse cangaço
O circo está armado

VIII
E começou juntar cão
Um eito de alma penada
Fizeram logo um piquete
Interromperam a estrada
O cão tomou a frente, - pare!,
Tocadozinho, esbarre!
Que você não é de nada.

IX
Do alto uma voz macia
Branda e educada
Retrucou repreendendo
Mas que bagunça danada
Porque não subiu ao céu
O sanfoneiro não é réu
E sua hora está marcada
X
Se querem ter um forró
Basta se arrepender
Que hoje Luiz vai tocar
Para o céu todo mexer
Por isso abram caminho
Luiz não está sozinho
Vim aqui lhe defender

XI
Então o cão disse – Luiz,
Tu vai pro lugar errado
Olha o tanto te esperando
Pra dançar forró, xaxado
Puxe logo o acordeão
Pro céu diga logo não
E vamos botar pegado

XII
Lampião também pulou
E disse: toca Gonzaga
Que Maria está pronta
A festa ta arrumada
Hoje é dia de funaré
Tem cachaça e mulher
Pra tú tem cem namoradas

XIII
Luiz olhou para Deus,
Senhor eu já estou pronto
Venho a mando seu
O céu é o meu encanto
E quem herdar o inferno
Terá um desgosto eterno
Sem vida será o pranto

XIV
Deixou Lampião e Maria
Em meio à confusão
Partiu com Deus e Cícero
Para a eterna salvação
Tocou a noite no céu
Coberto por Deus com véu
Que lhe deu purificação

XV
Por isso caro leitor
Procure obedecer
A salvação é Jesus
É entre ele e você
Não desvie do caminho
Para não ficar sozinho
Para o cão não lhe querer

Um comentário: