sexta-feira, 27 de abril de 2012

O Encontro de Lampião com o Capeta


O Encontro de Lampião com o Capeta
Geonaldes E. de S. Gomes - (Pepeta)

I
Vou relatar ao leitor
Por isso peço atenção
Uma parte da história
Do destemido Lampião
Foi a maior bagunça
No seu encontro com o cão
II
Em 1938
O 38 cantou
Junto à bala do rifle
A carabina mandou
E desta para a melhor
Virgulino viajou
III
Foi direto ao inferno
Lá, porem não foi aceito
Chegou gritando e mandando
O Cão pediu-lhe respeito
Respondeu-lhe Lampião
Faço tudo do meu jeito
IV
- Quero uma capetinha
Pra dar  umas furunfada
Bote fogo na caldeira
Quero carne de cão assada
E me traga um sanfoneiro
Pra mais dar uma forrozada
V
- Me respeite seu moleque
Baixe o fogo Lampião
Vá furunfá no inferno
Respeite o capetão
Vou larga-lhe no espeto
E comer seu coração
VI
- Peixeira, faca e facão
Rifle surdo e baioneta
Espingarda soca-soca
Brinco de fazer bereta
Cala a boca cão da peste
Ou a coisa fica preta
VII
A filha do capeta
A mais nova e posuda
Lampião puxou pra si
O cão gritou me acuda
Vai ter briga no inferno
Se não agüentar se sacuda

VIII
Lampião mais presepeiro
Chutou logo o caldeirão
Pulou cão pra todo lado
- Calma seu valentão
Foi festa de carabina
Morreram oitocentos caos
IX
E o chefe dos capetas
Ficou decepcionado
Nunca vi no meu inferno
Um pecador revoltado
Pode levar minha filha
Mas vá pra casa do diabo
X
Antes de sair porém
Lampião lhe avisou
- Fique peixe camarada
Eu sou o seu sucessor
Não grite com Lampião
Ou será cão desertor
XI
E saiu com a capetinha
Fazendo suas marmotas
Chutou a porta do inferno
Deixando-a toda torta
Sua filha só volta comigo
Ou quando estiver morta
XII
Pra não ver mais Lampião
O cão mudou de endereço
Dizia o inferno é um céu
Mentia a qualquer preço
Mas Lampião lhe falou
- Nem fuja que eu apareço
XIII
Agradeço ao leitor
Por me dar tal atenção
Lendo este relato
Sentindo tal aflição
E as vezes até sentindo
Um pouco de dor do cão
XIV
E assim vou concluindo
Mas aguardem que tem mais
É isso que acontece
Quando se encontra o satanás
Duas feras num confronto
Passando o outro pra traz 

3 comentários:

  1. Se deleitem no mundo imaginário de uma das figuras fortes da cultura popular sertaneja de Pernambuco e do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. o homi é alma cebosa até depois da morte kkkkkkkk

    ResponderExcluir